28 março 2013

Top 10: Invertebrados estranhos!

Postado por Julieta On 3/28/2013 | 5 comments
Tumblr_lyzgmxpzel1ro8ozdo1_500_large
Boa tarde, azuis! Bom, cortando o clima pesado do post anterior, vou postar esta listinha, que encontrei no "Eu quero biologia", e achei... digamos, interessante para postar aqui. Adaptei, e aqui está!!


1 - Besouro-trilobita
Fêmea de um "Trilobite Beetle" (Duliticola hoiseni); as fêmeas permanecem na forma larval, os machos são muito menores, com uma aparência de besouro. São muito encontrados em florestas tropicais, principalmente na Índia e na Ásia.



2 - Lacraias
Estes animais existem em todo mundo (exceto nos desertos), várias espécies, e provavelmente você já deve ter visto uma.
Cabe lembrar que são animais que possuem veneno, porém elas não matam como dizem algumas lendas, vejam o que o Instituto Vital Brasil (RJ) diz:
O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
Lacraia comendo um rato



3 - Escorpiões
Outros animais que causam pavor e além disso muita dor quando atingem a vítima são os escorpiões! Todos possuem uma quantidade razoável de veneno, o que muitas vezes não mata a vítima, mas causa fortes dores, febres, calafrios e tremedeiras.

Existe um escorpião amarelo que é considerado o mais venenoso do mundo!

O veneno produzido por este escorpião, contém uma mistura forte de neurotoxinas que podem causar dores intensas e insuportáveis, o que leva à febre, coma, convulsões, paralisia e, eventualmente, morte.
Leiurus quinquestriatus



4 - Vespa gigante

Pra quem tem alergia à picadas de abelhas, que tal pegar esta pequena vespa? Elas realmente são de causar medo, não só pelo seu tamanho, mas sim pelo estrago que causam quando resolvem atacar colmeias que encontram pelo caminho!

5 - Lagosta-da-árvore
Uma notícia ótima acerca destes invertebrados! Estes animais estavam considerados extintos há cerca de 100 anos, exatamente no ano de 1920, pois à partir deste ano nunca mais estes animais foram encontrados no local de origem da espécie Dryococelus australis em Lord Howe Island. Recentemente este animal foi encontrado e nada impediu que construísse sua última colônia conhecida na ilha de Ball Pyramid, com mais de 560 metros de altura em relação ao nível do mar.


Que bom saber disso, ainda assim estes animais com certeza deixam muitos com medo!

6 - Barata-d'água
O termo Barata-d'água é a designação comum a todas as espécies de insetos aquáticos,hemípteros, da família Belostomatidae. Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, são na verdade grandes "barbeiros" aquáticos, sendo também conhecidos pelos nomes de arauembóia, bota-mesa, pica-dedo e escorpião-d'água. Algumas espécies são consideradas como iguaria na gastronomia da Tailândia.






7 - Malásio ou Ninfa-da-selva
Estes invertebrados são artrópodes da ordem Phasmatodea, com nome científico Heteropteryx dilatataencontrados comumente na Malásia. Possui dimorfismos sexual onde a fêmea é muito maior que o macho!




8 - Gafanhoto gigante da Malásia
O Gafanhoto Gigante da Malásia (Macrolyristes corporalis) é um dos maiores invertebrados (terrestres) conhecidos, animais da ordem Orthoptera e família Tettigoniidae.




9 - Escorpião-vinagre
Escorpião-vinagre é o nome comum atribuído aos aracnídeos da ordem Uropygi. Não tem glândulas de veneno mas apresenta glândulas anais que secretam uma substância similar a ácido acético, de cheiro forte semelhante a vinagre. Vive em lugares úmidos e escuros, como cavernas e ocos de árvores. Se alimenta de insetos, aves, lagartixas e mamíferos. 


10 - Percevejo assassino da Malásia
Por ultimo e não menos importante... Ele é um dos integrantes da longa família de percevejos assassinos do gênero Castolus: vários insetos predadores que sugam sangue. Algumas espécies de percevejos assassinos se destacam, como o “Percevejo Assassino da Malásia” que se alimentam de insetos, como todos, e de mamíferos como morcego e até humanos.




E ai, o que achou desta postagem? Ficou com medo? 

5 comentários:

  1. Muito legal essa postagem, confesso que eu não conhecia alguns desses bichos XD

    ResponderExcluir
  2. WOW, imagina encontrar essa vespa gigante ou esse escorpião-vinagre na sua casa? Não gosto nem de pensar!

    Dá uma passadinha?

    cupcakelland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pense nisso! rsrs Espero que eu não encontre com esse gafanhoto por aí...

      Dou, sim.

      Excluir
  3. Olá Julieta! Tudo bem?
    Obrigado por citar meu blog, o Eu Quero Biologia.

    Parabéns pela iniciativa de criar este blog. Abração!
    www.euquerobiologia.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opinião é importante!

-Cuidado com suas palavras, não seja inapropriado e nem mal-educado com ninguém.
-Não coloque o link do seu blog e fale "legal, me visita?". Seu 'comentário' será deletado.
Todos agradecem sua visita.

Participo/ Publicidade

Participe! Concurso: Malucos desenhos
Dream Interviews - Faça sua Entrevista

Afiliados

Muitas vagas!