25 julho 2013

Especial Biomas: Pampas

Postado por Julieta On 7/25/2013 | 5 comments

Olá, meus amados!! Porque não estão mais comentando? O blog está ficando abandonado smiley chorando Emoticons Secretos do Facebook ?? De uma forma ou de outra, trago hoje informações, curiosidades e etc. sobre os Campos Sulinos Pampas. As informações do site do IBF , e as imagens a fonte está no fim do post. Obviamente, eu adaptei e resumi para vocês (se não era só você ler lá que ia dar no mesmo). Aproveite o conhecimento extra!

"Pampa" originou-se do vocábulo quéchua pampa, que significa "planície". Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores).

Extensão dos pampas na América do Sul.
Localização
Tabelinha:
BiomaSavana
Área750 000 km²
Países Argentina
 Brasil
 Uruguai

Flora
À primeira vista, a vegetação campestre mostra uma aparente uniformidade, apresentando nos topos mais planos um tapete herbáceo baixo – de 60 cm a 1 m, ralo e pobre em espécies, que se torna mais denso e rico nas encostas, predominando gramíneas, compostas e leguminosas; os gêneros mais comuns são: Stipa, Piptochaetium, Aristida, Melica, Briza. Sete gêneros de cactos e bromeliáceas apresentam espécies endêmicas (exclusivas) da região.
A mata aluvial apresenta inúmeras espécies arbóreas de interesse comercial.

Tartaruga verde-e-amarela
Perdiz
Fauna
Há muitos animais não-nativos no Pampa, mas comuns, como o boi, o cavalo, javali... Também há nativos, como o tatu, o joão-de-barro, o perdiz e o quero-quero, aves característica do bioma, a tartaruga verde-e-amarela, a coral-verdadeira (Micrurus Corallinus)* e a cruzeira (é uma das maiores viboras, pode atingir até 2 m de comp.)  . Existem mais de 385 espécies de aves no bioma pampa e são catalogadas 110 espécies de repteis existentes nele. Saiba mais sobre os animais dos Pampas aqui.         *(os acidentes com essa espécie não são comuns devido aos dentes pequenos --dentição proteróglifa--, são encontradas com facilidade no Rio Grande do Sul)


Clima
O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por coxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas.


Foi isso! Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre este bioma sulino. Agora queremos saber: o que você achou do post, e qual o próximo bioma do especial?

Confira a lista dos biomas brasileiros (riscados o que já estiveram no especial):
AMAZÔNIA • CAATINGA • CERRADO • MATA ATLÂNTICA  • PAMPA • PANTANAL

5 comentários:

  1. Acho esses lugares tão lindos!!! Nossa quanto tempo hahaha que bom que visitou o blog! Obrigada pelo selinho, mas não respondo mais tags/selinhos/memes :/

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Que bom que você visitou a gente, também!
      Ah, tudo bem, que pena...

      Excluir
  2. Oi querida, desculpe por tirar o nome do seu blog! Eu é que não vi mesmo o meu blog aqui. Já coloquei de novo :) Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. O post ficou legal ^^ Para falar a verdade, nunca tinha ouvido falar desse bioma... Quero saber mais sobre a Amazônia haha *------*

    Beijos ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Sério, que vc nunca ouviu falar?!? Meu deus... Tipo, eu aprendi isso na escola, há uns 5 anos...
      O próximo será sobre a Amazônia :D
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar, sua opinião é importante!

-Cuidado com suas palavras, não seja inapropriado e nem mal-educado com ninguém.
-Não coloque o link do seu blog e fale "legal, me visita?". Seu 'comentário' será deletado.
Todos agradecem sua visita.

Participo/ Publicidade

Participe! Concurso: Malucos desenhos
Dream Interviews - Faça sua Entrevista

Afiliados

Muitas vagas!