26 janeiro 2013

Baleia-azul (postador convidado)

Postado por P4R4EN5E On 1/26/2013 | 9 comments




Quando me convidaram para fazer esse guest post, fiquei meio sem saber sobre o que escrever, afinal, essa é uma grande responsabilidade. Após pensar com muito carinho, cheguei à conclusão que essa matéria teria que ser a cara do blog, sendo assim, fui buscar um animal que além de muito especial, é azul igual a este cantinho.
Estou me referindo à baleia-azul (Balaenoptera musculus), um animal extremamente grande, que é considerado o maior animal do mundo, podendo medir cerca de 30 metros de comprimento e pesar cerca de 180 toneladas.
Essa baleia é realmente muito especial, pois até hoje é o maior animal que se tem notícia sobre a face da terra. Infelizmente, a pesca desenfreada a essas baleias, que durou mais de um século, levou esses animais à beira da extinção, mas atualmente, após muitos trabalhos e campanhas realizados contra a pesca dessa espécie, podemos dizer que o número de exemplares deste ser vivo está aumentando.
Essas baleias apresentam características marcantes, como a cabeça chata em forma de “U”, o corpo longo e pontiagudo e suas nadadeiras que tem entre 3 e 4 metros de comprimento. As baleias-azuis alimentam-se principalmente de krill, podendo alimentar-se também de um pequeno número de copépodes.
Para ter ideia da dimensão deste animal, é só pensar que um filhote dessa espécie, nasce pesando mais que um elefante. Seu período de gestação dura de 11 a 12 meses, sendo que esse animal só chega à maturidade sexual aos sete anos.
Os sons emitidos pela baleia-azul podem chegar a 188 decibéis, ela pode emitir um som que viaja a 800 km, podendo matar um homem se o mesmo estiver muito próximo da baleia.
Esse animal é muito especial, e pensar que um dia ele estava à beira do desaparecimento total. A natureza é sábia, e nós seres humanos, temos muito que aprender com ela!

9 comentários:

  1. Oi, tudo bom ?
    Adorei seus posts e seu blog.
    Já estou seguindo. Pode retribuir ?

    Beijos, Luísa
    sonhos-da-luisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do post, foi um prazer ter você aqui como convidado. Vou te convidar mais vezes, com certeza ^^
    Como foi a experiência??

    Bjinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.. Estou à disposição sempre que precisar! Foi uma boa experiência, eu nunca havia feito uma matéria para outro blog antes, vou confessar que gostei muito.. :D

      Excluir
  3. Que interessante o post ^^ Gostei muito ><

    ResponderExcluir
  4. Julieta, eu disse que adorei os seus posts, porém não gostei muito desse aqui, por isso não falei sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia da existência dessa espécie de baleia. Adorei seu post, você tem que escrever mais vezes aqui :D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opinião é importante!

-Cuidado com suas palavras, não seja inapropriado e nem mal-educado com ninguém.
-Não coloque o link do seu blog e fale "legal, me visita?". Seu 'comentário' será deletado.
Todos agradecem sua visita.

Participo/ Publicidade

Participe! Concurso: Malucos desenhos
Dream Interviews - Faça sua Entrevista

Afiliados

Muitas vagas!