03 janeiro 2013

As 5 árvores mais antigas do mundo

Postado por Julieta On 1/03/2013 | 4 comments

Oi seres azuis!! Estão bem? No post de hoje, vamos falar sobre 5 árvores muito especiais. Que sobreviveram não só por séculos, e sim por milênios!! Quer conhecer um pouco da história e localização  de 5 delas? Então vamos nessa!! Extras no fim do post.  Eu encontrei essa matéria no Rascunhos de Caneta.
Clique na imagem para aumentar!
Meta de 85 seguidores (e ainda outras) foram concluídas. Novas metas adicionadas. Ajude e ganhe brindes!!
1 - Matusalém



Essa árvore, da espécie Pinus longaeva, não recebeu esse nome por acaso. Considerada como o espécime mais antigo do mundo, estima-se que ela tenha nada menos que 4.765 anos de idade! Essa raridade vive no Bosque de Matusalém, na Califórnia, e sua localização exata é mantida sob segredo, para evitar que a árvore sofra qualquer tipo de vandalismo.


2 - Sarv-e-Abarkooh

Trata-se de um cipreste gigante que vive no Irã, contando com uma idade estimada entre 4.000 e 4.500 anos. Acredita-se que essa árvore seja o organismo vivo mais antigo da Ásia, contando com uma altura de 25 metros e circunferência de 18 metros. A Sarv-e-Abarkooh é um símbolo nacional e se encontra sob a proteção da Organização para a Proteção do Patrimônio Cultural do Irã.

3 - Llangernyw Yew



Estima-se que esse enorme teixo, localizado no vilarejo de Llangernyw, no País de Gales, conte com uma idade entre os 3 e 4 mil anos. Segundo os botânicos, essas plantas conseguem sobreviver por tanto tempo graças aos novos ramos que vão se fundindo aos mais antigos, fazendo com que as árvores continuem vivas mesmo depois que o tronco principal tenha morrido.
Tanto que o núcleo original da Llangernyw Yew já se perdeu há muito tempo, mas a árvore continua viva, contando com uma circunferência de base que chega a medir mais de 10 metros.



4 – Alerce-da-patagônia
Conheça as 5 árvores mais antigas do planeta

Essa incrível conífera conta com uma idade estimada em 3.620 anos e é nativa da região da Patagônia. Essas árvores chegam a alcançar mais de 45 metros de altura, embora ganhem apenas alguns milímetros de circunferência de tronco a cada ano. Sendo assim, pode demorar um milênio até que elas cheguem à sua altura máxima.



5 - Jōmon Sugi
Conheça as 5 árvores mais antigas do planeta

Essa belíssima planta, localizada em Yakushima, no Japão, conta com uma idade estimada em — pelo menos — 2 mil anos, embora algumas estimativas apontem que essa árvore possa, inclusive, ter mais de 7 mil anos de idade. Com uma altura de mais de 25 metros e uma circunferência de tronco de mais de 16, a Jōmon Sugi é considerada a maior conífera do Japão.



Curiosidades
  • A árvore tida como a quinta mais antiga do mundo, conhecida como “The Senator”, foi destruída em um incêndio criminoso nos Estados Unidos este ano (2012)
  • O maior cajueiro do planeta, localizado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, embora ocupe uma incrível área de 8.500 metros quadrados e produza uma safra de cajus de aproximadamente 2,5 toneladas por ano, teria sido plantado em 1888, contando, portanto, com "apenas" 124 anos de idade.
Atualização
Pesquisadores da Universidade Umeå, na Suécia, identificaram um espécime de pinheiro — Picea abies — com idade estimada de mais de 9.500 anos. Isso significa que, embora existam listas com as árvores mais antigas do mundo, novas plantas milenárias continuam sendo encontradas pelo mundo, muitas vezes por mero acaso!

Espero que tenham gostado da postagem. Comente o que achou, vou adorar ler sua opinião 

Itens de brinde: imagens para afiliados, créditos ao Chá & Cupcake!



4 comentários:

  1. nossa essas arvores sao muito velhas. e a ultima ta bem sinistra rsrsrs'..
    e aproposito ja coloquei seu banner em meu blog como parceiro. bjos.

    ResponderExcluir
  2. Putz, que raridade! Hehe, estão super velhas.. Adorei o post! As imagens são lindas. Beijos <3
    isaloy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mega-ultra-super-hiper velhas...
      Obrigada, beijinhos :*

      Excluir

Obrigada por comentar, sua opinião é importante!

-Cuidado com suas palavras, não seja inapropriado e nem mal-educado com ninguém.
-Não coloque o link do seu blog e fale "legal, me visita?". Seu 'comentário' será deletado.
Todos agradecem sua visita.

Participo/ Publicidade

Participe! Concurso: Malucos desenhos
Dream Interviews - Faça sua Entrevista

Afiliados

Muitas vagas!