23 julho 2012

(eu que fiz)

Primeiro de tudo queria avisar que eu voltei pessoinhas sustentáveis :) Hoje vou postar sobre um tema que foi uma parte da minha matéria de geografia do bimestre passado: o Preservacionismo, o Eco-desenvolvimentismo e o Eco-capitalismo.

A sociedade se divide em 3 "caminhos sustentáveis" diferentes:

Preservacionismo

É o caminho mais radical. Ele busca a preservação da natureza controlando o crescimento populacional e diminuindo a expansão econômica. Para os preservacionistas as florestas que ainda não sofrerão ação humana não devem ser exploradas de modo algum e as ameaças contra o meio-ambiente devem ser rapidamente retiradas.

Gif natureza


Eco-desenvolvimentismo

No eco-desenvolvimentismo, as pessoas buscam utilizar o meio-ambiente de uma maneira consciente, e o capitalismo, de acordo com eles, deveria ser substituído por um modelo de desenvolvimento que é compatível com a preservação da natureza. Assim, as florestas devem ser exploradas mas sem que isso as faça desaparecer.

Gif de planta


Eco-capitalismo

Para os eco-capitalistas a situação ambiental não está tão ruim e assim não afetará a vida humana no planeta. Eles acreditam que o desenvolvimento tecnológico pode ser a solução para os problemas ambientais e que é possível continuar com a grande exploração de recursos naturais.

Gif de planta


Na minha opinião o mais correto é o segundo, porque o ser humano apesar de ser muito esperto continua sendo um animal, uma obra de Deus, da natureza. Ele faz parte do meio-ambiente e por isso ele não deve ser afastar dele e nem destruí-lo. Eu acho que ele devia "conviver em paz com a natureza" do seu jeito, como todos os outros seres vivos fazem, continuar se desenvolvendo mas de um jeito que não prejudique o mundo e que não se distancie dele.

--------------------------------------------------------------

Fontes: 
Livro Geografia Espaço e Vivência - 9o ano, pág. 51

2 comentários:

  1. Concordo com você! Adorei o post, e foi uma ótima ideia para um projeto! Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opinião é importante!

-Cuidado com suas palavras, não seja inapropriado e nem mal-educado com ninguém.
-Não coloque o link do seu blog e fale "legal, me visita?". Seu 'comentário' será deletado.
Todos agradecem sua visita.

Participo/ Publicidade

Participe! Concurso: Malucos desenhos
Dream Interviews - Faça sua Entrevista

Afiliados

Muitas vagas!